sábado, 5 de fevereiro de 2011

16º ANIVERSÁRIO DO BATALHÃO GUERREIRO



No dia 14 de março de 2009, o 2º Batalhão de Aviação do Exército completou 16 anos de trabalho, operacionalidade, profissionalismo e vibração. A semana de 8 a 12 de março foi marcada com diversos eventos alusivos à data sendo iniciada com um tradicional e amistoso jogo de futebol entre os Oficiais e outro entre os Subtenentes e Sargentos. Foi desenvolvida, também, a Olimpíada Interna com o objetivo de preparar o Batalhão para a conquista do Bicampeonato das Olimpíadas do CAvEx e desenvolver o espírito de corpo e a união. Na oportunidade, os nossos atletas deram exemplos de garra, determinação, disciplina e espírito esportivo.
No dia 11 de março foram realizados cultos religiosos para agradecermos a proteção divina e, por fim, a Solenidade Mi-litar contou com a pre-sença de diversas au-toridades, militares do CAvEx e da 12ª Bda Inf L (Amv), familia-res e amigos do Bata-lhão. Logo após, foi servido um coquetel.
O Batalhão Casi-miro Montenegro Filho manifesta o mais pro-fundo reconhecimento ao CAvEx e suas OM subordinadas por todo o apoio recebido durante a preparação e a realização das atividades e a-gradece as empresas Helibras, Turbomeca do Brasil, FHE POUPEx, FEMSA Cervejaria Bra-sil, Clínica 9 de Julho, Laboratório Oswaldo Cruz, AMBra, GBOEx Resende, GESPI Aero-náutica, ESRA Eng Aeronáutica e First Wave do Brasil pela parceria e confiança depositada.
A origem do 2º Batalhão de Aviação do Exército remonta ao término da Revolução de 1930, quando foi criado o Destacamento de Aviação de São Paulo, nas instalações do Cam-po de Marte. Em 1933, a Aviação Militar foi reorganizada por meio de decreto
presidencial devido à necessidade de sua arti-culação em todo o território nacional. O Desta-camento de Aviação de São Paulo, então, deu origem ao 2° Regimento de Aviação, tendo co-mo primeiro Comandante, o Capitão CASIMI-RO MONTENEGRO FILHO. Fatos que, res-gatados da história esquecida, serão lembrados sempre pelo 2º Batalhão de Aviação do Exérci-to, seu legítimo herdeiro.
O nascimento da Força Aérea Brasileira, em 1941, extinguiu a Aviação Militar. Entre-tanto, o anseio de reaver o seu braço alado e de novamente alçar vôo, crescente no peito do sol-dado do Exército, fez com que, exatamente ses-senta anos após a criação do 2° Regimento de Aviação, em 17 de agosto de 1993, aquela Uni-dade ressurgisse nas asas do 2º Esquadrão de Aviação do Exérci-to, o "Esquadrão Guerreiro".
Em 14 de março de 1994, passados 79 anos do 1º emprego militar de aeronave, reinicia o 2° Esqua-drão de Aviação do Exército ao realizar a primeira operação militar com a Força Terrestre.
Os guerreiros do 2º BAvEx, 16 anos após aquela operação militar, sentem-se orgulhosos de poder honrar as tradi-ções dos Cavaleiros do Século do Aço, condu-zindo nossas máquinas à terceira dimensão do campo de batalha e, nesta ocasião, prestam u-ma justa homenagem a todos aqueles que inte-graram a Unidade Aérea ao longo destes anos. Foram guerreiros do passado que, com sua ab-negada dedicação e exemplo de coragem, per-mitiram escrever as páginas da recente, mas intensa história do Batalhão, fruto das incontá-veis missões realizadas, sem nunca deixar de atender a um chamado sequer do Exército e do Brasil.
“O 2º BAvEx Somos Nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário